Dica 5: Acerte no currículo
Primeiro emprego: como fazer sua carta de apresentação
Carta
de apresentação para primeiro emprego
Para começar, uma boa carta de
apresentação deve conter:
- Seu nome, e-mail e telefone no topo
da página, à direita, ou abaixo do seu nome, no final da carta.
- O nome da empresa e o nome completo
da pessoa de contato, à esquerda, quando você tiver essas informações.
- O assunto (por exemplo, o nome da
vaga a que você está se candidatando).
- Uma referência direta a pessoa para
quem você está escrevendo, se você souber o seu nome. Vale um “Prezado Sr
Carlos Alberto Costa”, por exemplo, ou apenas um “Prezados senhores”,
quando você não souber o nome do recrutador.
- Uma pequena introdução em que você
se apresenta ao leitor.
- Um texto simples que destaca seus
conhecimentos e características relevantes para o trabalho.
- Um parágrafo final em que você
agradece a oportunidade e se coloca à disposição para uma entrevista,
por exemplo.
A carta não deve ser longa, mas precisa
ser eficiente para atrair a curiosidade do recrutador.
O que destacar quando você não tem
experiência profissional
Se você nunca trabalhou, você pode usar o
próprio anúncio de vaga (job description) para
destacar algumas atividades e características suas que sejam relevantes para a
posição. Veja alguns exemplos:
- Habilidades que você tem e que
sejam bastante desejadas pelas empresas. Capacidade de trabalhar em equipe
é uma delas. Boa comunicação é outra.
- Pontos fortes da sua formação que
demonstrem que você é um bom candidato para a vaga. Pode ser algum curso
específico, um intercâmbio ou alguma matéria
optativa que esteja diretamente ligada à vaga ou à área de atuação da
empresa.
- Atividades extras que você tenha desenvolvido na escola/faculdade ou algum trabalho voluntário que você tenha feito e que tenha ajudado a desenvolver determinadas competências.
Como
enviar a carta de apresentação
As plataformas de candidatura online
costumam ter um espaço dedicado à carta de apresentação. Se for o caso, é nesse
campo que você deve incluir o texto.
Quando a candidatura à vaga pede que o
currículo seja enviado por e-mail, você pode incluir a carta de apresentação
logo no corpo do e-mail – e não como anexo.
Quando o currículo é impresso – o que é
bastante raro atualmente – a carta deve ir junto, como primeira página.
Modelo de carta de apresentação para
primeiro emprego
Assunto:
Vaga de assistente editorial
Prezado Sr(a) XXXXX / Prezados Srs
(quando você não sabe o contato direto da pessoa),
Gostaria de expressar meu interesse pela
vaga de assistente editorial na sua empresa.
Como recém-graduado em Jornalismo,
acredito que possa ser um bom candidato para um cargo na Point Editorial.
O anúncio da vaga afirma que a empresa
procura alguém com habilidade de escrita, conhecimento avançado de inglês e
capacidade de trabalhar em equipe.
Eu me destaquei nas disciplinas de
redação de texto na faculdade e mantenho um blog (link para a página) de
resenhas de livros. Recentemente, passei dois meses estudando inglês de forma
intensiva em intercâmbio no Canadá e alcancei nível avançado no idioma.
Além disso, participo de uma atividade
voluntária de contação de histórias para crianças carentes, o que me ajudou a
aprender a trabalhar em equipe para alcançar o melhor resultado para todos.
Acredito que minha contribuição possa ser
positiva para a Point Editorial e estou muito animado com a possibilidade de
começar minha carreira com vocês.
Envio aqui meu currículo e desde já
agradeço a oportunidade e me coloco à disposição para qualquer contato.
Obrigado,
Cristiano Santos
Rua Caetano Alves, 221
São Paulo, SP
Anac.santos@gmail.com
(11) 99999-2222
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