A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA

Muitos jovens pensam que é suficiente terminar o ensino médio, fazer o ENEM, conquistar uma vaga na faculdade, pegar o diploma e então conseguirão o emprego perfeito. Na verdade não existe uma receita de bolo nem um caminho perfeito como se 2 + 2 fosse 4. Mas existem critérios mínimos que ajudam uma pessoa a ter um norte na jornada da carreira profissional. 

É importante e até imprescindível que o jovem entenda que o sucesso depende do esforço, estudo, empenho e trabalho, e isso não é uma meta que se cumpre instantaneamente. 

O mercado de trabalho se atualiza o tempo todo em todo o mundo, e essas mudanças atingem todas as gerações e todos os campos de trabalho, características, percepções e comportamentos. Por isso a importância de sintonizarmos os jovens para que entendam o que aconteceu antes dele, e que o que hoje é atual em breve estará ultrapassado.  

Existem mudanças que acontecem gradativamente, no entanto, se estivermos atentos a essas mudanças não ficaremos para trás. Cada geração experimenta suas transformações e esta perpassa por outras, que tem suas inovações e assim sucessivamente. 

A tecnologia desde que foi criada nunca foi estática e estará sempre em constante movimento e modificações. Até mesmo as profissões tradicionais precisaram se atualizar, e assim os mais antigos foram obrigados a acompanhar algumas mudanças. Por exemplo, na Medicina, os médicos precisaram aprender e se habituar a lançar os dados no sistema integrado à administração do consultório do consultório e não mais no papel. Além do mais a medicina se atualiza o tempo todo com cirurgias robóticas, medicamentos e componentes novos o tempo todo. Os advogados precisaram aprender a lançar os processos no sistema jurídico que dá acesso a todos os envolvidos de suas causas e que estejam em qualquer lugar, sejam os participantes diretos, Juiz e outros. Profissões que entraram e entrarão em extinção, são substituição por outras mais modernas. Assim sempre terá oportunidade para aqueles que se atualizam. E certamente os que não se atualizam ficam para trás. 

Certamente hoje a geração que mais está presente nos recursos da tecnologia são os da geração Z, que compreende os nascidos entre 1997 e 2010 aproximadamente. Destes, alguns estão há poucos anos no mercado de trabalho e outros estão se preparando para ele. Mas é importante frisar que, mesmo esses jovens que nasceram e acompanharam grande parte da tecnologia hoje, se não caminharem com as atualizações, daqui há alguns anos também ficarão ultrapassados. Além do mais, percebe-se que há uma integração tecnológica mais voltada para o lazer e não para especificidades do mercado de trabalho e isso é um ponto importante a ser considerado. Por exemplo os jovens de jovens sabem usar todas as ferramentas das redes sociais e youtube, mas se precisar digitar um documento no Word ou fazer uma planilha no excell, muitas vezes ainda que saiba, fará o básico não suficiente para concorrer com pessoas que não apenas possuem cursos nas ferramentas de uso no computador como também possuem tais habilidades aperfeiçoadas com a prática. 

Estudar com foco sem precisar trabalhar tem muitos pontos positivos, mas o trabalho também contribui com a formação dos valores, caráter, personalidade profissional e tantos outros ganhos através dos desafios com os relacionamentos e atividades desenvolvidas. Com o alto crescimento das redes sociais, e modinhas de trends, dancinhas e vídeos aleatórios, muitos tem consumido tudo isso em excesso, quando não estão estudando, e muitos até deixam de estudar para se manterem nelas. Esquecem que o lazer sim é importante pra saúde mental, física e dos relacionamentos, mas se esse tempo for consumido a ponto de reduzir o preparo para o mercado de trabalho, tem-se a tendência de que no futuro haja uma queda brusca de qualificação nas mais variadas áreas profissionais.  

Os cursos profissionalizantes e técnicos também são uma forma de se inserir no mercado de trabalho, e uma excelente oportunidade de amadurecimento. Construir relacionamentos reais são uma excelente oportunidade nesse momento. 

Sem contar que muitos empregadores preferem aproveitar jovens que começaram em funções mais básicas e viram se desenvolver, do que empregar quem tem até faculdade mas nunca trabalhou. 

Finalmente o jovem precisa compreender o valor da educação continuada, independente da área que escolher, ainda que ele zele por sua qualidade de vida alinhada à carreira. Mas se quiser não ficar para trás e perder oportunidades, esse será o preço. As gerações anteriores passaram por isso e sempre acontecerá. 

Muitas vezes olhamos para as conquistas das outras pessoas sem considerar o quanto elas lutaram para chegarem onde são vistas hoje. Então foque no seu alto e lute na direção dos seus alvos. 

Quando chegar o dia de colher os frutos da perseverança e renúncias, você ficará feliz por não ter desistido. Mas se seguir como se a vida nunca fosse mudar nem a sua idade passar, um dia olhará para trás e verás que perdeu tempo. 

E então você só tem 2 opções para escolher: aumentar os esforços para chegar onde deseja ou se contentar em como as coisas estão e ver o tempo passar, sem conquistar nada por seu próprio mérito. 

Seus pais envelhecerão, você envelhecerá, mas tudo isso será gradativo. Quando perceber os anos passaram. Ou você faz algo diferente ou as coisas se repetirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário