CONCURSO PÚBLICO

 


O concurso público é um caminho muito indicado aos jovens que buscam uma atividade estável. 

Os órgãos públicos precisam se modernizar e isso até acontece mas em passos lentos a ponto de não a acompanharem o ritmo dos avanços na tecnologia. Isso acontece justamente porque muitas vezes os funcionários mais antigos se acomodaram às suas funções e cargos e não buscaram se modernizar, se atualizar fora nem mesmo procuraram estudar uma profissão que poderia agregar ou não suas funções. 

Os jovens de hoje que tiverem essa visão de se atualizar pra ter a ferramenta que as empresas precisam, certamente terão bons retornos disso. Empresas públicas possuem plano de cargos e salários e muitas vezes esses "plus" contam muito e são vistos como agregadores para outros colegas de trabalho e até setores. 

Hoje com os jovens encontrando dificuldades para a entrada no mercado de trabalho, aconselho o curso técnico dependendo da área escolhida e o concurso para nível médio para em seguida cursarem o nível superior, podendo até futuramente se dedicar a um novo concurso para a área que se formou. 

Tudo isso leva tempo, planejamento, organização, dedicação, paciência e resiliência. Sim, porque dificilmente alguém é aprovado e convocado de primeira.  

Organização porque se faz necessário buscar uma direção pra meta desejada.  

Dedicação porque a concorrência pelas vagas faz com que as maiores notas alcancem a convocação mais rápido, e nem todos os aprovados com a faixa de corte da nota gera convocação. 

Também é importante frisar que, alguns concursos pra nível técnico e superior dão a oportunidade para titulações. Isso significa que, se uma pessoa tem nível superior e pós-graduação por exemplo, pode vir a ter a nota de aprovação aumentada e ultrapassando alguém que possui apenas o nível médio. Não são todos os concursos que possuem essa possibilidade, mas existe. Assim, quem só tem o ensino médio por exemplo, deve se dedicar para conquistar a maior nota possível. 

A paciência se faz necessária pelo fato de que por mais empenho que se tenha nos estudos, a experiência de realização das provas, macetes, controle da ansiedade, e gestão do tempo na hora da prova, ajudam a ampliar as possibilidades de acertos. 

E a resiliência é tão importante quanto a paciência pois na reprovação e aprovação sem convocação, será necessário buscar uma dose de perseverança, revisão do que não deu certo e ajuste do que está bom e pode melhorar.  

Entender quais são as prioridades de tempo e finanças nesse processo de dedicação é muito importante! Talvez seja necessário sair menos pra festas e gastar menos tempo no telefone, vídeo game por exemplo. 

A convocação geralmente ocorre dentro da qtde de vagas exposta no edital, mas também pode ser um pouco maior conforme a necessidade. 

É muito importante planejar os estudos a longo prazo e não apenas de forma focado no que acabou de se inscrever.

Aconselha-se escolher alguns órgãos de preferência, baixar o último edital e as 5 últimas provas de cada um e o gabarito no site do Folha Dirigida ou do Pci concursos por exemplo. Com isso, realiza-se um planejamento com todo o conteúdo programático indicado, percebendo os temas comuns a todos em cada disciplina. A prioridade é sempre português, matemática e informática. 

Esse planejamento deve considerar a quantidade de horas a ser dedicada por dia com este propósito: Teoria + Revisão + prática diariamente em cima de cada conteúdo, não esquecendo dos intervalos de descanso, hidratação, alimentação, ambiente ergonômico e claro. 

O conteúdo pode ser distribuído por exemplo: 4h de português e 4h de matemática com os devidos intervalos. 

Finalizando todo o estudo de cada disciplina se passa para o próximo. 

Após concluir os conteúdos comuns a todos ou de vários concursos, ficará mais fácil focar apenas nos conteúdos específicos e ainda não estudados.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário