PROUNI: Programa Universidade para todos



O ProUni é uma bolsa oferecida pelo Governo e concedida à alunos de baixa renda, a fim de estudarem em uma Instituição privada. Ela pode ser integral ou parcial, e esta última pode ser utilizada em paralelo com o FIES, desde que seja o mesmo curso.   


Para participar do programa PROUNI, o candidato precisa se enquadrar em um dos critérios: 

1. Deve ser professor da rede pública de ensino, e desejar cursar Pedagogia ou Licenciatura;

2. Ser portador de deficiência física nos termos da legislação;

3. Tenha cursado o ensino médio integralmente em uma Instituição Pública;

4. Tenha cursado o ensino médio integralmente em uma Instituição privada, mediante bolsa integral ou parcial;

5. Tenha cursado o ensino médio parcialmente em instituição pública e na privada mediante bolsa.

 

Em todas as formas de ingresso, com exceção para o professor, é exigido renda familiar bruta mínima de 1,5 salário mínimo para a concessão de bolsa integral e 3 salários para bolsa de 50% do valor do curso. 

É necessário também que o candidato tenha realizado o ENEM na última ou penúltima edição, não ter tirado 0 na redação, e ter conseguido a média de 450 pontos nas 5 provas do exame.

Com a nota do ENEM o candidato se inscreve no site oficial do ProUni, verifica quais são as instituições cursos e turnos com vagas disponíveis, e então ali ele pode escolher até 2 opções.  

O candidato pode ter bolsa parcial no ProUni e também no FIES simultaneamente. Assim no ProUni o Governo pagará parte do curso à Instituição e no FIES ele permite que o candidato estude e comece a pagar o restante do curso ao Governo após sua formação.

Vale lembrar que, quando mais rápido o aluno acessar o site do programa melhor, pois à medida que o tempo for passando, outras pessoas já terão feito suas escolhas e poderá não ter mais a vaga desejada. 

Muitas vezes a instituição de ensino que te interessa até possui o curso que você quer, mas não há vaga disponível para acesso através do PROUNI nem do FIES. Pro aluno o curso sai de graça ou parcial através de bolsa, mas o Governo paga pra instituição, e certamente essa forma de pagamento é burocrática e em valor menor que o real. Então por isso que eles não liberam as vagas ilimitadamente. 

Dessa forma, se a pessoa quiser ainda assim ingressar de imediato na faculdade, poderá arcar com os custos de forma integral sem o benefício de bolsa, e dessa forma costuma sempre ter vagas disponíveis para qualquer curso das instituições privadas. 

O site oficial do ProUni é acessounico.mec.br/prouni 

Para acessar o sistema é necessário ter o número de inscrição e a senha do ENEM. 

Outra opção é refazer o ENEM, e mediante uma nota maior tentar conquistar a vaga desejada em um dos referidos programas.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário